CASE BERNECK

O CLIENTE
A Berneck tem mais de meio século de história, com raízes no Paraná. Hoje a empresa é referência nacional em painéis MDP, MDF, HDF e madeira serrada de pinus e teca. Com um parque fabril de altíssima capacidade produtiva e tecnologia de última geração, oferece produtos com padrão de qualidade internacional. Assim, abastece as indústrias de móveis, construção civil, automotiva, eletroeletrônica, naval, dentre outras, no Brasil e no mundo.

OS DESAFIOS
Era preciso melhorar o controle e a segurança do acesso à rede administrativa e às redes industriais; suprir a necessidade de redundância de conectividade com as unidades remotas através de balanceamento de link e de comunicação VPN; e facilitar o acesso a fornecedores de diversas localidades que prestavam serviços utilizando o ambiente virtual.

A SOLUÇÃO
A Aker e a Softwall desenvolveram um projeto de interligação das plantas industriais da Berneck, implementando o appliance do Aker Firewall com os módulos de subscription (IDS/IPS e Aker Web Content Analyzer) e o Aker Antivirus Module. O Aker Firewall foi posicionado de forma a segmentar a infraestrutura do cliente em redes administrativas e redes industriais. Houve uma divisão entre firewalls departamentais e firewall core, dessa forma, foi possível melhorar a segurança e o controle de acesso a diversos sistemas, evitando que problemas operacionais de rede ou possíveis infestações de malwares fossem disseminados em segmentos diferentes.

Criou-se, ainda, regras bem definidas para cada firewall de departamento, proporcionando um nível de segurança complementar tanto para o acesso à Internet, com o controle de conteúdo e o antivírus, como para o acesso remoto liberado aos fornecedores por meio do Secure Roaming, com o qual o gestor do departamento consegue definir o que será liberado, quando e por quanto tempo o fornecedor terá acesso.

O Aker Firewall também possibilitou a gestão centralizada e simplificada da conectividade entre as unidades remotas. Isso porque, com o gerenciamento centralizado, as unidades ganharam links de Internet ADSL para proporcionar redundância de acesso à Internet e de conectividade com a unidade central, através de acessos VPNs balanceados entre os links.

OS RESULTADOS
O projeto trouxe para a empresa uma rotina automatizada e bem definida para o acesso remoto por meio do Secure Roaming. Com a implantação de políticas de acesso, foi criado um manual de instruções de configuração do acesso, sendo o gestor do departamento responsável por orientar seus fornecedores, o qual possui ações restritas no ambiente remoto. Dessa forma, foi possível reduzir a carga na área de Infraestrutura de Informática (Suporte) da instituição.Outro benefício trazido pela conexão Secure Roaming foi a possibilidade do Supervisor de Automação ter acesso direto à linha de produção em caso de problemas, reduzindo o downtime da fábrica. Além disso, agora os fornecedores internacionais não necessitam mais viajar do país de origem para a planta da Berneck, o que representou diminuição no custo de implementação e suporte das plantas industriais.

E os resultados positivos do projeto não param por aí. Houve também melhorias na gestão de links e na conectividade com as unidades remotas, já que, com a facilidade e agilidade no monitoramento, o tempo de depuração de paradas dos links foi reduzido.

Por fim, foi atingido um maior nível de segurança com os módulos de IDS/IPS e antivírus instalados nos departamentos. O resultado disso foi a atenuação de problemas corriqueiros nas estações e também a redução de carga no Departamento de Suporte.

Atualmente, a empresa possui na matriz firewalls em cluster, denominados Firewall Core, e mais três firewalls departamentais. Em outra unidade remota com mesma complexidade, possui firewalls em cluster e dois firewalls departamentais. As demais unidades remotas agregam cinco firewalls posicionados de forma a garantir a comunicação com a matriz por meio de VPNs. No total, o cliente dispõe de 12 firewalls implementados, com projeção de crescimento em 2014 de mais 5 firewalls para novas unidades e departamentos.

“É um projeto inovador que exigiu a interligação e interdependência entre estruturas de redes administrativas e industriais. Como o modelo se mostrou funcional e rentável, tornou-se um padrão obrigatório para todas as linhas e unidades de produção da Berneck. Por conta disso, a Aker e a Softwall passaram a ocupar um lugar de destaque entre nossos principais fornecedores, dadas a essencialidade do produto e a qualidade do atendimento que oferecem”, comenta Jeferson Kadowaki, Gestor de Infraestrutura de Informática da Berneck.

Para fazer download do documento em PDF clique aqui.

Guilherme Nogueira