CASE GRUPO FRIALTO

O CLIENTE
Com mais de 17 anos de atuação no mercado, o Grupo Frialto trabalha nos ramos frigorífico, de transporte, de confinamento e de distribuição. A empresa está presente em cinco estados brasileiros e no exterior, já que investe também em exportação. Atualmente, sua capacidade de abate chega a 4.050 animais/dia, produzindo mais de 60 tipos de cortes de carne, dos tradicionais aos mais nobres.

OS DESAFIOS
O Grupo utilizava uma solução de segurança contratada como serviço e baseada em software livre, que não dispunha de todos os recursos necessários para atender às demandas da empresa. A administração da solução era feita de forma compartilhada entre a equipe de TI da Frialto e o prestador de serviços, assim o tempo de resposta às necessidades de mudança e novas implementações era alto e impactava no negócio. Além disso, a empresa precisava aumentar a disponibilidade dos serviços e sistemas corporativos, já que a indisponibilidade afetava os processos de produção e faturamento. 

Era necessário ainda controlar melhor o acesso à Internet, implementar perfis de acesso por departamento, customizar relatórios, assim como administrar e monitorar todos os firewalls do Grupo de forma rápida e centralizada. Por fim, era preciso prover acesso seguro de terceiros à rede da empresa por meio da Internet; detectar e reagir a ataques externos e internos; garantir a integridade dos dados e proteger a rede de vírus, trojans e softwares maliciosos.

A SOLUÇÃO
A TIC TI, revenda de produtos e serviços Aker situada em Lucas do Rio Verde – MT, apresentou ao Grupo Frialto o Aker Firewall UTM em 2012. O projeto que implementou a solução trouxe à empresa uma série de melhorias em sua infraestrutura tecnológica, tais como: balanceamento de links e servidores; priorização de serviços corporativos, com políticas de QoS por departamento e perfil de usuário; restauração rápida dos serviços em caso de falhas; controle e filtragem dos acessos à Internet, de acordo com o perfil dos usuários; emissão automática de relatórios por departamento; administração centralizada de todos os firewalls por meio de interface gráfica amigável e em português; identificação dos usuários utilizando credenciais próprias integradas com o controlador de domínio; controle dos acessos externos através de VPN com criptografia forte e proteção contra vírus, trojans e softwares maliciosos vindos da Internet.

OS RESULTADOS
Por meio de uma parceria entre a operadora Oi, a Aker e o Grupo Frialto, a nova solução foi contratada junto com os links de dados na modalidade de Link Seguro. Desta forma, a operadora passou a fornecer os links com firewall, instalação e suporte técnico. Com o projeto de implantação do Aker Firewall houve também o aumento da produtividade na empresa, em função do uso racional dos recursos de Internet. Acrescenta-se, ainda, à lista de benefícios o acesso seguro aos sistemas. Todas as unidades do Grupo passaram a ser atendidas pela solução de segurança, que provê alta disponibilidade de acesso aos sistemas e dispõe de uma gerência centralizada.

Para fazer download do documento em PDF clique aqui.

 

Guilherme Nogueira