CASE WEICOLO RENAULT

O CLIENTE
A rede Weicolo Renault comercializa veículos há mais de 6 anos no Rio Grande do Sul. Hoje, está presente em oito cidades e é considerada a maior concessionária Renault do estado.

OS DESAFIOS
A estrutura tecnológica do cliente estava desatualizada e as soluções que dispunha eram deficientes, a exemplo do firewall que a rede possuía. As VPNs também não funcionavam corretamente e não havia controle de acesso à Internet.

Diante deste cenário, a Revenda Interlan realizou um estudo para implantar o Aker Firewall em todas as concessionárias da rede, analisando os valores a serem investidos e os benefícios proporcionados, com o objetivo de elaborar um projeto diferenciado em relação aos oferecidos por outras integradoras.

A SOLUÇÃO
O projeto instalou nas oito concessionárias o appliance do Aker Firewall, além de fechar a VPN entre elas. Foram implementados os serviços do Aker Web Content Analyzer, de maneira integrada ao Active Directory, Proxy HTTP e HTTPs. Realizou-se ainda o balanceamento de links na matriz e nas filiais. E, por fim, houve a implementação de QoS e dos controles de IPS/IDS. A solução Aker resolveu as dificuldades que o cliente tinha com a VPN. Outra vantagem do projeto foi acabar com a necessidade constante de paralisação da rede para manutenções em regras ou em servidores, isso porque os links na matriz e nas filiais foram contingenciados.

Com o Aker Web Content Analyzer, o cliente passou a controlar os perfis de usuários e os acessos à Internet de forma transparente e com ganhos na performance do equipamento.

OS RESULTADOS
Após a conclusão do projeto, houve redução de custos na manutenção dos equipamentos e melhorias significativas no processo de trabalho, em virtude da estabilização da rede. Atualmente, a empresa está com uma estrutura nova na parte de servidores, links e firewalls, e mostra-se plenamente satisfeita com o projeto implementado pela Interlan, em parceria com a Aker. Prova disso, é o interesse da rede em incluir as soluções da Aker em projetos previstos para 2014 com a abertura de filiais.

Para fazer download do documento em PDF clique aqui.

Guilherme Nogueira