logo-ogasec-rodape-horizontal
Pesquisar
Close this search box.

Blog

Dia 20/03 será um dia histórico para a Cibersegurança

Por: Rodrigo Fragola – CEO Ogasec e Integrante do CNCiber – 01/03/2024

No dia 20/03, um marco histórico para a Cibersegurança no Brasil se inicia, com atividades práticas que direcionarão o rumo da nação nesse campo. Embora o Brasil tenha avançado significativamente na última década, com várias iniciativas em diversos setores, faltava uma visão unificada para alinhar esses esforços em um objetivo comum.

O espaço cibernético é uma fronteira em constante exploração, repleta de particularidades que exigem abordagens distintas. A velocidade, o anonimato, a automatização, a falsificação e os algoritmos de inteligência artificial são os pilares que amplificam tanto o que há de mais positivo quanto o que há de mais negativo na natureza humana. E tudo isso está intrinsecamente ligado à nossa crescente dependência da “rede”.

A visão de nação desempenha um papel crucial quando se trata de Defesa Cibernética. As redes estão interconectadas, as aplicações moldam nossas vidas e pensamentos. Pessoas vivem e morrem pelo que encontram nas redes, impactando profundamente nossa identidade como brasileiros e nossa soberania.

Proteger a Terra, o Céu, o Mar e o Espaço já não é suficiente. O Ciberespaço veio para ficar, e não podemos mais adiar as ações necessárias para protegê-lo. A rede é única e, ao mesmo tempo, múltipla. Desde as redes domésticas até as corporativas, passando pelos órgãos governamentais e infraestruturas críticas, todas estão entrelaçadas em uma complexa teia de conexões. Não podemos mais pensar apenas em proteger ilhas isoladas de informação, pois os dados fluem e se transformam no meio dessas conexões.

Neste sentido, o CNCiber tem como seus objetivos promover o desenvolvimento de tecnologias nacionais, garantir a confidencialidade e integridade dos dados, combater crimes cibernéticos, estimular medidas de proteção e fortalecer a resiliência das organizações.  Além disso, podemos destacar a colaboração internacional  e a atuação coordenada entre diferentes entidades, incluindo a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios, os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, o setor privado e a sociedade em geral.

Ele é composto por representantes do governo, da sociedade civil, de instituições científicas e de entidades do setor empresarial, se reunirão trimestralmente. Dentre as competências do Comitê temos: propor atualizações para a PNCiber, a Estratégia Nacional de Cibersegurança e o Plano Nacional de Cibersegurança e ainda sugerir estratégias de colaboração para o desenvolvimento da cooperação técnica internacional em segurança cibernética.

O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência de República (GSI/PR) irá exercer a Secretaria Executiva do CNCiber.

Para saber mais:

https://www.gov.br/gsi/pt-br/composicao/colegiados-do-gsi/comite-nacional-de-ciberseguranca-cnciber

Blog

veja outras publicações

O Captcha está mudando e a culpa é da IA

Um artigo(*) publicado no segundo semestre de 2023 revela que os ataques automatizados por inteligência artificial (IA) a vários esquemas CAPTCHA obtiveram sucesso. Os pesquisadores recrutaram 1.400 participantes para testar sites que utilizavam quebra-cabeças CAPTCHA, representando 120 dos 200 sites mais populares do mundo. A precisão dos bots varia entre 85% e 100%, com a maioria superando os 96%. Isso ultrapassa significativamente a faixa de precisão observada em seres humanos (que varia de 50% a 85%).

Leia mais »
Contate-nos

Teste Grátis ou diga o que precisa

Solicite uma demonstração de nossos produtos e entenda na prática o poder de nossas soluções.
Seus benefícios:
O que acontece depois?
1
Agendamos uma ligação conforme sua conveniência
2

Fazemos uma reunião de descoberta e consultoria

3
Preparamos uma proposta
Agende um horário conosco
plugins premium WordPress
Simplifying IT
for a complex world.
Platform partnerships